netshoes

sub

terça-feira, 31 de agosto de 2010

O que é DNS ?

O DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições:

* Examinar e atualizar seu banco de dados.
* Resolver nomes de servidores em endereços de rede (IPs).

O servidor DNS traduz nomes para os endereços IP e endereços IP para nomes respectivos, e permitindo a localização de hosts em um domínio determinado. Num sistema livre o serviço é implementado pelo software BIND. Esse serviço geralmente se encontra localizado no servidor DNS primário.

O servidor DNS secundário é uma espécie de cópia de segurança do servidor DNS primário. Quando não é possível encontrar um domínio através do servidor primário o sistema tenta resolver o nome através do servidor secundário.

Existem 13 servidores DNS raiz no mundo todo e sem eles a Internet não funcionaria. Destes, dez estão localizados nos Estados Unidos da América, um na Ásia e dois na Europa. Para Aumentar a base instalada destes servidores, foram criadas Réplicas localizadas por todo o mundo, inclusive no Brasil desde 2003.

Ou seja, os servidores de diretórios responsáveis por prover informações como nomes e endereços das máquinas são normalmente chamados servidores de nomes. Na Internet, os serviços de nomes usado é o DNS, que apresenta uma arquitetura cliente/servidor, podendo envolver vários servidores DNS na resposta a uma consulta.

Fonte: Wikipedia

domingo, 29 de agosto de 2010

Windows Vista ou seven, qual deles é o mais rápido?

Um mito o Vista é mais lento do que o Seven encontrei uma resposta no site da PCworld.

Logo depois de ser lançado, o Vista ganhou fama de ser preguiçoso e de ter uma gula interminável por recursos de sistema. A chegada do sucessor, Windows 7, gerou uma onda de críticas ao Vista. Ele deveria ser o que o 7 era; rápido, enxuto, enfim, tudo de bom.

Assim que a versão 7 ganhou as ruas, nós rodamos alguns ensaios com laptops munidos das versões de 32 e de 64 bits do Vista e do Windows 7. Obviamente os resultados foram variados, sempre dependendo da configuração das máquinas. Mas houve alguns resultados interessantes.

Pró Windows 7:

- O Win7 teve uma nota superior usando o WorldBench 6. O Vista registrava 1,25% e o Win7 chegou aos 10%. Mesmo assim, na maioria das vezes, este se manteve na casa dos 2 ou dos 3 pontos.
- Operações com os leitores de disco ganharam bastante com o Win7. Em média, o Nero, funcionou de duas a duas vezes e meia mais rápido em notebooks diferentes.
- Duração da bateria: até 15 minutos a mais em um laptop da Gateway.

Pró Vista:

- Executar o PhotoShop CS4 no Vista demorou 2,7 segundos contra longos 9,6 segundos em uma máquina Windows 7.
- A carga do sistema também levou mais tempo no 7 que no antecessor. A máquina da Gateway levou 39,6 segundos para inicializar completamente o malfalado Vista, ao passo que a carga do 7 precisou de 43,6 segundos.

Tudo indica que toda a excitação gerada pelo sistema 7 da Microsoft é fruto de otimização do registro e poucas mudanças no gerenciador de janelas do sistema, o que faz o SO responder de maneira mais espontânea.

Logo: Sim, o Windows 7 é mais rápido, porém menos que se pensa.







hoje o grande problema do cliente é entender sobre sua conexão(velocidade), pois tenho 2MB e a taxa do down é 200 kB/s e não 2000. Na imagem acima fiz um teste, minha conexão é de 4096 por 416 Kbps. No meu caso o valor 3669 kbps dividido por 8 igual à 458 KB/s dentro do que é regulamentado pela ANATEL. O grande problema é encontrar sites que oferecem essas taxas, em um site você faz 20KB/s e outro 400KB/s eu baixei o ubuntu e a taxa foi de 420KB/s em média.

A diferença básica entre Bytes e bits:

Cabe primeiramente esclarecer uma nomenclatura que pode causar ambiguidade, preste atenção que a letra "b" (referindo-se aos bits) tem diferentes significados quando representada por um caracter maiúsculo ou minúsculo:

B - Byte
b - Bit

Como sabemos, 1 Byte é um octeto de 8 bits. Isto significa que para um conjunto de 8 bits, temos 1 Byte. Partindo-se desse princípio, conferimos que 1KB (KiloByte) corresponde à 8Kb (Kilobit), aplicando a mesma regra, verificamos que 1MB (MegaByte) corresponde a 8Mb (Megabit).
Portanto, pode-se perceber que para passarmos de bit para Byte, basta dividir por 8 e para passarmos de Byte para bit basta multiplicarmos por 8.

Unidade de tempo:

A unidade de tempo que utilizamos para fazer as medições é o "segundo" (s) e a letra "p" representa a palavra "por". Logo, quando escrevemos 2mbps. Lê-se dois Megabit por segundo.

Taxa de transferência (KB/seg) x Velocidade de conexão (kbps):
Quando dizemos que estamos fazendo um download a 32KB/s por exemplo, significa que, para cada segundo de conexão, 32KB são transferidos. Isto chama-se taxa de transferência. Com isto, pode-se afirmar que a velocidade da conexão é de 256kbps. Pois é o resultado da multiplicação de 32 por 8.



Fonte: rjnet