Uma empresa do Estado de Minnesota, nos Estados Unidos, vai conectar seis prédios da cidade de St. Cloud com internet transmitida por um sistema de luzes, segundo informa a “Associated Press”.
Batizada de LVX, a tecnologia usa LEDs (Light Emitting Diode - Diodo emissor de luz) num suporte de tamanho padrão que é fixado no teto das salas. Esses LEDs transmitem mensagens em código binário para modems especiais conectados a computadores.
A luz do modem se comunica com o suporte de luzes acima dele, onde há um sensor para receber o sinal de retorno e transmitir os dados pela internet.
A velocidade de transmissão de dados alcança cerca de 3Mbps (Megabit por segundo), algo semelhante à conexão residencial por linhas DSL (Digital Subscriber Line - Linha de Assinante Digital). Para a cidade de St. Cloud, a velocidade da internet é um fator secundário, já que o sistema foi escolhido pelo baixo consumo de energia graças às luzes de LED.
Velocidade deve aumentar
John Pederson, CEO da LVX, planeja lançar a segunda geração do sistema de internet por iluminação em um ano, com velocidade suficiente para concorrer com redes Wi-Fi comerciais. Além disso, o sistema de iluminação poderá ser programado para mudar de intensidade e cor de acordo com as condições do ambiente.
“Congestionamento” Wi-Fi
Mohsen Kavehrad, professor de engenharia da universidade Penn State, analisou o lançamento e afirma que a nova tecnologia para conexão de internet pode ser um complemento vital para sistemas sem fio que já existem.
Ele explica que o espectro de rádio utilizado para transmissões de pequeno alcance, como o Wi-Fi, está ficando cada vez mais sobrecarregado, o que diminui a velocidade das conexões e causa transtornos aos usuários.
“A luz pode ser a saída para essa confusão”, destacou Kavehrad.
Fonte: http://tecnologia.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário