Jitter é uma variação estatística do atraso na entrega de dados
em uma rede, ou seja, pode ser definida como a medida de variação do
atraso entre os pacotes sucessivos de dados. Observa-se ainda que uma
variação de atraso elevada produz uma recepção não regular dos pacotes.
Logo, uma das formas de minimizar a variação de atraso é a utilização de
buffer, o qual armazena os dados à medida que eles chegam e os
encaminha para a aplicação seguindo uma mesma cadência. Ocorre nos
momentos onde este passa pelo valor zero, sendo bastante crítica nos
sistemas que operam com modulação em fase. Um exemplo de sistemas que
tem o Jitter como inimigo é o serviço de Voz sobre IP (VoIP). Para este
sistema, tanto o efeito do Jitter, variação de latência, quanto a sua
mais simples solução, bufferização, não são agradáveis.
latência é o elevado período de tempo em que o computador do usuário
fica atrasado em relação ao servidor principal, devido à baixa taxa de
transferência da conexão ou excesso de pessoas no servidor. Mas
geralmente o LAG ocorre devido a distância entre o remetente e o
destinatário do pacote de dados, já que, quanto maior a distância, maior
o tempo o pacote demorará a chegar ao destino. Também deve-se à baixa
taxa de transferência da conexão local ou então porque outros
computadores dessa rede estão a ocupar bastante conexão tornando esta
mais lenta.
A perda de pacotes é outro fator crítico
que implica diretamente na qualidade de serviço. Existem vários
fatores que podem levar a perda de um pacote IP. Podemos citar entre
eles o estouro do buffer de recepção nos roteadores
e switches. Os pacotes que chegarem e encontrarem o buffer
cheio serão descartados.
Pacotes perdidos em aplicações que
utilizam o protocolo UDP e RTP não podem ser retransmitidos
e mesmo que pudessem não seria nada interessante já que
duas mensagens enviadas em seqüência poderiam chegar em
ordem inversa, o que não é tolerável em aplicações
de tempo-real. Como a perda de pacotes é inevitável,
tolera-se um pequeno nível perda.
Caso a perda seja menor que 5% do total de pacotes
a qualidade não é significativamente afetada. No caso
de aplicações em tempo-real, é melhor perder
uma pequena porcentagem dos pacotes do que atrasar a transmissão
com buffers de grande capacidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário