netshoes

sub

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Parâmetros de conexão.

VPI é abreviação de "Virtual Path Identifier" e VCI de "Virtual Circuit Identifier". Juntos, os dois endereços indicam o caminho que o modem ADSL deve usar dentro da rede de telefonia para chegar até o roteador que oferece acesso à web. Você pode imaginar os dois valores como um número de telefone ou como um endereço de rede. Sem indicar os endereços corretamente na configuração do modem, a conexão simplesmente não é estabelecida.
Os valores VPI/VCI usados atualmente no Brasil são:
Telefonica: VPI 8, VCI 35
Telemar: VPI 0, VCI 33
CTBC: VPI 0, VCI 35
Oi Telecom: VPI 0, VCI 35
Oi Telecom (no RS): VPI 1, VCI 32
GVT: VPI 0, VCI 35
Você pode confirmar esses valores ligando para o suporte técnico, ou pesquisando na web. É fácil obter estas informações.
Outra informação importante é o tipo de encapsulamento usado, ou seja, o tipo de protocolo que é simulado através do link ADSL. No Brasil é usado quase que exclusivamente o PPPoE encapsulado via LLC, de forma que é esta a configuração que você deve utilizar a menos que seja orientado pela operadora ou o provedor a fazer diferente. Apesar disso, os modems ADSL oferecem diversas outras possibilidades. Vamos entender o que elas significam:
PPPoE: Neste modo o link ADSL se comporta como um link Ethernet, usando o mesmo formato de frame e o mesmo sistema de endereçamento. Sobre este link Ethernet é criada uma conexão ponto a ponto (PPP), que liga seu PC, ou seu modem ADSL ao servidor de acesso remoto, passando pelo DSLAN instalado na central, daí o termo "PPPoE", que significa "PPP over Ethernet".
A conexão PPP simula uma conexão discada. Ao configurar o modem como bridge a "discagem" é feita pelo seu PC, de forma que você precisa ativar e desativar a conexão quando desejado, enquanto que ao configurar o modem como roteador o próprio modem efetua a conexão e roteia os pacotes ao PC, que passa a enxergar uma conexão de rede. O uso do link PPP adiciona uma camada extra de segurança na conexão, permitindo o uso de encriptação e autenticação.
PPPoA: Neste modo o link ADSL se comporta como um link ATM, que é o sistema tradicionalmente usado no sistema telefônico. O protocolo ATM oferece um overhead um pouco menor que o PPPoE, o que aumenta sutilmente o volume de dados "úteis" transportados através do link. Assim como no caso do PPPoE, o link ATM é usado para criar uma conexão PPP, com suporte a autenticação e tudo mais.
O problema é que os equipamentos compatíveis com o ATM são mais caros, de forma que as operadoras preferem utilizar o PPPoE. Outro fator é que no PPPoA o modem ADSL precisa obrigatoriamente ser configurado como roteador, não como bridge. Isso acontece porque no PPPoA o link precisa ser terminado em uma interface ATM. Como usamos placas de rede Ethernet e não ATM, é necessário que o próprio modem atue como terminador e roteie os pacotes para o PC.
Existem diversos mitos com relação ao PPPoA, entre eles que o PPPoA é usado apenas em planos empresariais, ou que ele é usado em conexões com IP fixo, mas na verdade ele indica apenas o tipo de modulação escolhido pela operadora. Tanto o PPPoE quanto o PPPoA suportam autenticação e ambos podem ser utilizados tanto em conexões com IP fixo quanto em conexões com IP dinâmico.
Durante algum tempo, era comum que as operadoras disponibilizassem os dois sistemas, de forma que você podia usar qualquer um na configuração do modem, mas lentamente o suporte ao PPPoA foi retirado, deixando apenas o PPPoE.
Outros sistemas de encapsulamento suportados por alguns modems, mas raramente usados são o MER (MAC Encapsulated Routing) e o IPoA (IP over ATM). Eles podem ser ignorados, pois não são usados por nenhuma operadora nacional.
LLC e VC-Mux: O PPPoE ou o PPPoA são complementados por um segundo sistema de encapsulamento, que indica o protocolo usado. O LLC é o sistema mais comum, pois permite que sejam usados diversos protocolos de rede diferentes (mesmo que simultaneamente) em um único circuito. Em troca, ele adiciona um campo extra de identificação em cada pacote, o que aumenta o overhead da rede.
O segundo sistema é o VC-Mux (também chamado de VC), que oferece um overhead um pouco menor, mas em troca demanda o uso de um circuito separado para cada protocolo, o que aumenta os custos para a operadora. O VC-Mux é usado em alguns países da Europa, mas é extremamente incomum aqui no Brasil.
PVC é abreviação de "Private Virtual Circuit". Normalmente, é usado um único PVC, responsável pelo link com a web, de forma que você simplesmente escolhe "PVC0" na configuração e especifica as demais informações referentes à conexão. É possível para as operadoras incluir mais circuitos virtuais na mesma conexão, usando um segundo circuito para VoIP, por exemplo, mas isso não é comum.
A opção Authentication aceita os valores "PAP e "CHAP", que são os dois protocolos de autenticação usados em conjunto com o PPP. Normalmente, os provedores suportam ambos os protocolos, de forma que tanto faz qual dos dois é escolhido.
A opção MTU permite definir o tamanho dos pacotes enviados através do link ppp, que podem conter até 1492 bytes no PPPoE e até 1500 bytes no PPPoA. Usar um tamanho de pacote menor pode ajudar em links ruins, mas normalmente só serve para reduzir a velocidade da conexão. A menos que tenha um bom motivo, simplesmente use o valor máximo.

>>>>>>


Nenhum comentário: